quinta-feira, 4 de junho de 2009

Corta de "IN", põe de "OUT".

“Espera...corta de “in” e pôe de “out”. Da play. Volta pro início, vamos assistir tudo de novo.”

Estas foram algumas das palavras mais ouvidas do diretor durante a edição de imagens do “Fractais Sertanejos”. Deixando a parte técnica de lado, a montagem desse documentário fez com que eu tivesse a oportunidade de entrar no universo “tudoenada” de Janjão, e essa foi uma das experiências mais formidáveis que vivenciei.

Antes de imergir nesta história, estava eu na ilha de edição editando algum vídeo com o Heraldo Cavalcanti, (diretor) não lembro qual vídeo, quando Moisés Magalhães (Produtor) chega e os dois começam a falar sobre o “Fractais Sertanejos”, era uma discussão profunda que ia além do significado da palavra, e como eu não sabia nem isso, fiquei totalmente fora do assunto tratado pelos dois. Pensei em consultar o dicionário para saber o significado de fractal, mas como o Heraldo disse que assim que tivesse o primeiro corte do filme iria trazê-lo para editar comigo, então resolvi que assistiria ao filme para entendê-lo.

Depois de assistir pela primeira vez, fiquei apaixonado pelo documentário, que na sua primeira versão tinha quarenta e quatro minutos e mesmo assim estava muito bom, pois já possuíra o modo de ver o mundo de Janjão, além de ter muitas sequências que deixavam o filme bastante dinâmico e harmônico.

Entretanto tínhamos um enorme problema, transformar um filme de quarenta e quatros minutos, em um filme com menos de vinte minutos. É por isso que a primeira frase do texto trata de termos técnicos da edição, para mostrar o quanto nós trabalhamos para que filme conseguisse encaixar nesse tempo.

Depois de vários cortes que fizemos, vemos que a versão final com dezenove minutos tem a mesma essência do primeiro corte, e o que nós tiramos do filme não fez diferença alguma em seu tema, mas não é por isso que algumas sequências retiradas não fazem falta para quem acompanhou o processo de montagem desde o início, como é caso da “sequência de explicação do Fractal” que mostra a dificuldade de Janjão para explicar as pessoas o que é o fractal. Confira abaixo o vídeo desse trecho que foi retirado do documentário.

Magno Guimarães
Editor.

video

Nenhum comentário:

Postar um comentário