sexta-feira, 22 de maio de 2009

O Rio-Menino


O filme “Fractais Sertanejos” encontra-se em plena fase de finalização. Rodado em janeiro de 2007, o filme teve problemas de repasse de verbas por parte de seu financiador, mas resolvido o problema, está a poucos meses de ver a luz dos projetores.

Tendo como foco o artista plástico João Batista dos Santos, o filme mostra a sua curiosa obra abstrata, que denomina “TudoeNada”. Como ele diz: “Tudo é a madeira e Nada são os buracos”. As esculturas, que ele descobriu mais tarde serem fractais, acabam traçando um modo de ver o mundo e uma filosofia de viver.

Produzido por Moisés Magalhães, fotografado por Alex Meira e com som direto de Yures Viana, a cumplicidade de uma equipe pequena filmando em Aurora, no interior do Ceará, acabou permitindo uma imersão na obra e em seu sentido. Após algum tempo toda a equipe via fractais para onde quer que olhasse. Percebemos que estamos cercados por eles, porque somos também fragmento de algo maior.

Numa cena do filme, Janjão diz: “As gotas são fractais porque elas viram o rio e o rio vira o mar, que depois irá evaporar para formar novamente o rio.”

Na imagem, o menino salta no rio. Some. Vira o “Menino-rio”, ou o “Rio-menino”.

Heraldo Cavalcanti
Diretor.

Um comentário:

  1. Muito Bacana, pessoal! Já estou no aguardo, quernedo conhecer a obra do heraldo e do artista! por favor me avisem quando ficar pronto.

    May Waddington

    ResponderExcluir